AS MUITAS MÃOS NA ESCRITA DA HISTÓRIA: a trajetória de um manual de Desenho do século XIX por meio de documentos manuscritos

Autores

  • Flávia dos Santos Soares flaviadss@iduff.com
    Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF

Palavras-chave:

Fontes manuscritas, Manuais escolares, História da educação matemática, Ensino de desenho

Resumo

Uma variedade de registros apresentam-se disponíveis para o trabalho do historiador e os documentos que fundamentam os estudos históricos assumem, hoje, as formas mais diversas, abordam diferentes conteúdos e podem ser encontrados em lugares os mais variados. Distintos autores destacam a importância das fontes para qualquer pesquisa sendo ponto de apoio para estudo do objeto histórico estudado. Especialmente para os Oitocentos, as fontes manuscritas tem destaque e possuem um papel significativo na compreensão de fatos ocorridos no Brasil do século XIX e de grande parte da burocracia daquele período, incluídas aí as relações entre o governo imperial e a administração pública e questões relacionadas à educação de modo amplo. Neste texto, estamos interessados em refletir sobre o uso e a importância das fontes manuscritas, em particular no que se refere às questões relacionadas com a Instrução pública e as condições de aprovação e aceitação de um manual didático para circulação nas escolas do município da Corte no século XIX. O exemplo trazido diz respeito aos trâmites que cercam a contratação, feitura, avaliação e aprovação do manual Curso de Desenho Linear de autoria de Paulino Martins Pacheco, uma obra didática destinada ao ensino de desenho recomendada para uso em instituições primárias, secundárias e Normais do Rio de Janeiro. Os documentos consultados e utilizados estão depositados no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, disponibilizados sob o tema Instrução Pública.

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Publicado

2018-05-01

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Como Citar

Soares, F. dos S. (2018). AS MUITAS MÃOS NA ESCRITA DA HISTÓRIA: a trajetória de um manual de Desenho do século XIX por meio de documentos manuscritos. Revista De História Da Educação Matemática, 4(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/199

Edição

Seção

Artigos