HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O “FAZER MATEMÁTICA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Claudia A.C. de Araújo Lorenzoni claudia.araujo@ifes.edu.br
    Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes, Campus Vitória
  • Lígia Arantes Sad ligia.sad@ifes.edu.br
    Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes, Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância – CEFOR

Palavras-chave:

Matemática escolar, História, Espiral de Teodoro, Logaritmo, Povo Guarani

Resumo

Com o presente artigo, propõe-se que, por meio de atividades envolvendo História da Matemática na Educação Básica, seja possível explorar a Matemática na perspectiva de tentar compreender a forma como vem sendo elaborada, conhecendo hesitações, dúvidas e contradições na construção e no desenvolvimento de suas ideias e problemas, como sinalizou Caraça (1951). Apresentam-se três experiências pedagógicas com relato das atividades categorizadas como possibilidades de se “perguntar à história”, “construir a partir da história” e “contar sua história”. A primeira trata de uma atividade extracurricular com números reais a partir da Espiral de Teodoro (c. 425 a.C.), em uma turma do Ensino Médio; a segunda, também desenvolvida com estudantes do Ensino Médio, é uma proposta de introdução do conceito de logaritmo a partir de uma tabela de logaritmos atribuída a Henry Briggs (1561-1631); e a última é resultado de pesquisa uma desenvolvida por professores e estudantes do Ensino Fundamental numa comunidade guarani no Espírito Santo. Com as experiências relatadas, foi possível a realização de atividades de aprendizagem dentro e fora da escola; bem como o aprendizado de professor e estudantes ao pesquisar em diferentes ambientes. Tais aspectos são identificados com um “fazer matemática”, uma vez que promovem professor e estudantes como sujeitos atuantes em múltiplo convívio no processo de construção de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Métricas


Visualizações do artigo: 763     PDF downloads: 380

Como Citar

Lorenzoni, C. A. de A., & Sad, L. A. (2018). HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O “FAZER MATEMÁTICA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista De História Da Educação Matemática, 4(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/198

Edição

Seção

Artigos