O ENSINO DA MATEMÁTICA EM IMAGENS: Os suplementos didáticos encartados na Revista do Ensino/RS (1951-1978)

Luiz Henrique Pereira Ferraz, Maria Helena Camara Bastos

Resumo


O artigo tem por objetivo analisar a iconografia presente na Revista do Ensino/RS, no período compreendido entre 1951 e 1978, no que tange ao ensino da Matemática na escola primária. Os suplementos didáticos e/ou quadros murais, encartados mensalmente e destacáveis, são também denominados “Material Didático para as Classes do Curso Primário”. Além desse dispositivo, as “páginas de atividades” de Matemática também fizeram amplo uso de imagens. A iconografia na revista foi disponibilizada para todas as disciplinas do currículo da escola primária, assim como as orientações para sua exploração em sala de aula, para confecção de quadros murais pelo professor, para a utilização de recursos audiovisuais. A análise das imagens tem a intenção de evidenciar como elementos conceituais próprios da Matemática tiveram, através dos recursos e potencialidades da imagem, um forte aliado para auxiliar a professora primária em seu trabalho. Esses dispositivos didáticos podem ser considerados expressão da liturgia do universo escolar e educacional de um determinado período da escola brasileira e rio-grandense, especialmente para o ensino da Matemática. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista de História da Educação Matemática

Indexadores, Base de Dados e Repositórios:

HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática, e-ISSN: 2447-6447
Sociedade Brasileira de História da Matemática

Licença Creative Commons
HISTEMAT esta licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.