CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979)

Autores

  • Ivanise Gomes Arcanjo Diniz ivanisegomesster1@gmail.com
    Secretaria de Educação do Estado da Bahia
  • Joubert Lima Ferreira jouferr@yahoo.com.br
    Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Palavras-chave:

Cursos Técnicos, Centro Integrado Luiz Navarro de Brito, Expansão e interiorização do ensino público, Ensino de matemática

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise histórica sobre a institucionalização do Centro Integrado Luiz Navarro de Brito (CILNB) e o ensino de matemática nos cursos técnicos, em Alagoinhas-BA, em um período de transformação sociopolítica, econômica e educacional ocorrida no contexto do regime militar, no período de 1968 a 1979. A escolha desse período ocorreu pela criação deste Centro e a política de extensão de escolas públicas e faculdade de formação de professores na capital e nos interiores da Bahia. O CILNB foi a primeira instituição pública de Ensino Secundário, localizada na cidade de Alagoinhas-BA. Nele foram implantados os cursos ginasial e colegial, além dos cursos técnicos. Para a constituição do corpus desta investigação, foram analisadas e utilizadas entrevistas sobre as histórias de vidas de ex-professores e ex-alunos, em diálogo com outras fontes históricas, tais como: a legislação vigente, as reformas de ensino na Bahia e o currículo escolar do CILNB. Assim a finalidade desta pesquisa foi compreender o processo de expansão e interiorização do ensino público com características técnicas e propedêuticas, no estado da Bahia, tomando como exemplo o CILNB e o ensino de matemática nos cursos técnicos, em Alagoinhas, em tempos de regime militar.

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Publicado

2017-12-25

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Como Citar

Diniz, I. G. A., & Ferreira, J. L. (2017). CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO: relações entre o cenário político educacional baiano e o ensino de matemática nos cursos técnicos (1968 a 1979). Revista De História Da Educação Matemática, 3(3). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/171

Edição

Seção

Artigos