CONCEITOS DA HISTÓRIA CULTURAL EM PESQUISAS PRODUZIDAS EM SERGIPE SOBRE SABERES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO

Autores

  • Ivanete Batista Santos ivanetebs@uol.com.br
    Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Apropriação, Representação, Saberes matemáticos, História da educação matemática

Resumo

Como a história cultural tem sido utilizada em produções sergipanas que versam sobre os saberes matemáticos no ensino primário? Para responder a essa indagação foram utilizadas como fontes pesquisas produzidas no formato de trabalho de conclusão de curso (TCC) e   dissertação de mestrado produzidos no âmbito de cursos de licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Para o entendimento de história cultural foi tomado como referente Valente (2013) que aponta Chartier (1990) como um argumento de autoridade para o que está sendo utilizado como caminho teórico metodológico no que diz respeito a conceitos-chave como representação e apropriação. Do exame efetuado é possível afirmar que os trabalhos de conclusão de curso apontam a intencionalidade de produzir representações sobre os saberes matemáticos no ensino primário em Sergipe. Já nas dissertações de mestrado além da intencionalidade de construir representações, foi possível identificar um caminho seguido por Rezende (2016) e Ferreira (2017) para compreender a matriz da apropriação, por exemplo a partir da produção de Thorndike e Pestalozzi, para em seguida  procurar identificar princípios da matriz que foram copiados, adaptados e incorporados em propostas para abordagem dos saberes matemáticos, no caso examinado, por  meio da publicação de artigos que foram postos a circular na primeira metade do século XX no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanete Batista Santos, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-graduação e Ensino de Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2017-10-12

Métricas


Visualizações do artigo: 284     PDF downloads: 81

Como Citar

Santos, I. B. (2017). CONCEITOS DA HISTÓRIA CULTURAL EM PESQUISAS PRODUZIDAS EM SERGIPE SOBRE SABERES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO. Revista De História Da Educação Matemática, 3(2). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/167