SISTEMA MÉTRICO DECIMAL COMO UM SABER ESCOLAR NO BRASIL: alteração das práticas escolares na segunda metade do Oitocentos

Autores

  • Elenice de Souza Lodron Zuin elenicezuin@gmail.com
    Docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas

Palavras-chave:

Sistema métrico decimal, Saberes Aritméticos, História Cultural

Resumo

Neste artigo, sob a perspectiva de análise da História Cultural, apresento algumas considerações sobre minhas pesquisas. Procuro perceber representações e práticas, individuais ou coletivas, que refletem o modo de ler o mundo, quando o sistema métrico decimal deveria se tornar um saber escolar e o que orbitou em seu entorno, os prós e contras para sua legitimação dentro das escolas no Brasil. Temporalmente, o estudo se situa no século XIX, com destaque para a segunda metade do Oitocentos, quando houve a obrigatoriedade de o sistema métrico se tornar um dos conteúdos de formação geral. Os documentos e fontes primárias utilizados permitiram ler representações do passado explícitas e implícitas nos mesmos. Desvelaram-se representações inscritas nos discursos e nas ações traduzidas nas práticas escolares. Fatores de ordem política e/ou social impossibilitaram que a escolarização do sistema métrico ocorresse de modo mais efetivo no século XIX.

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Biografia do Autor

Elenice de Souza Lodron Zuin, Docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas

Docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas

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Publicado

2017-10-12

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Como Citar

Zuin, E. de S. L. (2017). SISTEMA MÉTRICO DECIMAL COMO UM SABER ESCOLAR NO BRASIL: alteração das práticas escolares na segunda metade do Oitocentos. Revista De História Da Educação Matemática, 3(2). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/166