RÉGUA E ESQUADROS: materiais no ensino dos saberes geométricos em Sergipe

Autores

Palavras-chave:

Régua, Esquadros, Materiais de Ensino, Saberes Geométricos

Resumo

Neste texto são destacadas considerações sobre os materiais de ensino prescritos na legislação sergipana e quais práticas pedagógicas foram passíveis de ocorrer a partir de seus usos para o ensino dos saberes elementares geométricos no curso primário sergipano, durante o período de 1911 a 1931. Para se alcançar o propósito da investigação foram tomados como fontes cinco Programas de Ensino do estado de Sergipe, dois manuais de ensino e um caderno escolar, que puderam subsidiar propostas pedagógicas possivelmente adotadas por professores primários acerca do uso de materiais. Como fundamentação teórica, foram adotado autores como Calkins (1886/1950) e Valdemarin (2006), para entendimento do método de ensino intuitivo ou lições de coisas; Fonseca (2015) para informações sobre os saberes elementares geométricos em Sergipe; e Leme da Silva (2014), sobre os materiais de ensino indicados as construções geométricas. Com base na análise realizada, constatou-se prescrições ao uso da régua e esquadros no ensino dos saberes geométricos: linhas e ângulos, em que os materiais serviam como instrumentos utilizados ao traçado geométrico, isto é, a execução gráfica.

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Publicado

2017-12-25

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Como Citar

Santos, J. C. (2017). RÉGUA E ESQUADROS: materiais no ensino dos saberes geométricos em Sergipe. Revista De História Da Educação Matemática, 3(3). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/145

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Artigos