CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950

Autores

  • Nícolas Giovani da Rosa nicolasgiovani20@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mayara Becker Oliveira da Silva mayarabeckeros@gmail.com
    UFRGS
  • Elisabete Zardo Búrigo elisabete.burigo@ufrgs.br
    UFRGS

Palavras-chave:

Cadernos Escolares, Problemas Aritméticos, Ensino de Matemática, História da Educação, História da Educação Matemática

Resumo

Este artigo aborda problemas aritméticos encontrados em um caderno escolar do quarto ano do curso primário, dos anos de 1950. O caderno utilizado como fonte de pesquisa pertenceu a um estudante do Grupo Escolar Ramiz Galvão, localizado em Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Nessa época estava em vigor, no Estado, o Decreto nº 8.020, de 1939, que estabelecia os programas mínimos do curso primário, guiando os professores até o final dos anos 1950. O autor do caderno, Juvenal Rosa Nunes, concedeu uma entrevista que contribuiu para os resultados desta pesquisa. A partir de análise do caderno, da entrevista e do Decreto, o artigo conclui que os problemas eram uma das principais atividades das aulas de Matemática e que, por meio deles, a professora buscava retratar o cotidiano dos alunos e atingir os objetivos estabelecidos pelos programas. Também são identificadas semelhanças entre os temas e as redações dos enunciados dos problemas com enunciados encontrados em edição contemporânea do livro “Primeira Aritmética para meninos” de Souza Lobo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nícolas Giovani da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Bolsista PIBID – Subprojeto Matemática.

Mayara Becker Oliveira da Silva, UFRGS

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Bolsista de Iniciação Científica.

Elisabete Zardo Búrigo, UFRGS

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Downloads

Publicado

2017-06-06

Métricas


Visualizações do artigo: 834     PDF downloads: 157

Como Citar

da Rosa, N. G., Silva, M. B. O. da, & Búrigo, E. Z. (2017). CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950. Revista De História Da Educação Matemática, 3(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/140

Edição

Seção

Dossiê Cadernos Escolares de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)