CADERNOS DE BEATRIZ: discussões teóricas para uma aproximação com a matemática nos registros de estágio da normalista gaúcha (1967)

Autores

  • Diogo Franco Rios riosdf@hotmail.com
    Universidade Federal de Pelotas
  • Maria Cecília Bueno Fischer mceciliabfischer@gmail.com
    UFRGS

Palavras-chave:

História da educação matemática, Cadernos escolares, Escola Normal, Estágio, Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo sintetiza as reflexões produzidas na primeira etapa de análise de cadernos escolares como fonte de pesquisa para a história da educação matemática, apresentando aproximações teóricas feitas pelos autores sobre a utilização de fontes dessa natureza. Tal etapa foi cumprida como antecedente à análise da matemática presente em um conjunto de cadernos do estágio realizado por uma normalista em uma turma de 1º ano primário de uma escola gaúcha, no ano de 1967. Trata-se de um acervo pessoal constituído por cinco cadernos, que correspondem à totalidade dos registros da normalista relativos às atividades durante aquele estágio, etapa obrigatória de sua formação na escola normal. O texto não apresenta, propriamente, uma discussão sobre a matemática presente nesses cadernos, mas convida o leitor a um debate acerca de aspectos técnicos da materialidade desse objeto escolar, bem como sobre as potencialidades e limites desse tipo de fonte para a produção de explicações de cunho histórico a respeito de práticas de matemática ocorridas no interior das instituições formadoras de normalistas no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Franco Rios, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática. Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e em Ensino de Ciências e Matemática.

Maria Cecília Bueno Fischer, UFRGS

Docente do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2017-06-06

Métricas


Visualizações do artigo: 450     PDF downloads: 83

Como Citar

Rios, D. F., & Fischer, M. C. B. (2017). CADERNOS DE BEATRIZ: discussões teóricas para uma aproximação com a matemática nos registros de estágio da normalista gaúcha (1967). Revista De História Da Educação Matemática, 3(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/139

Edição

Seção

Dossiê Cadernos Escolares de Matemática