PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA EM UM CADERNO DE PLANOS DE AULA

Autores

  • Aparecida Rodrigues Silva Duarte aparecida.duarte6@gmail.com
    Universidade do Vale do Sapucaí/MG

Palavras-chave:

Cadernos escolares, Aritmética, História de Educação Matemática

Resumo

Cadernos escolares vêm despertando crescente interesse como fonte de investigação por parte de historiadores da educação. Considerados como veículos de valores culturais e suporte de conhecimentos e de métodos de ensino, constituem-se em fonte relevante para se examinar os processos históricos e pedagógicos relativos à produção de saberes elementares, dentre eles os da Aritmética. Nessa perspectiva, busca-se compreender as práticas pedagógicas relativas ao ensino de Aritmética privilegiadas por professores da região da Zona da Mata mineira na década de 1960, tomando como principal fonte o caderno da professora Maria Alice Aroeira, contendo planos de aula, escrito durante o ano de 1964 em Ubá/Minas Gerais. Os resultados apontam que o referido caderno segue, em grande medida, as recomendações presentes no Programa do ensino primário de 1961 do estado de Minas Gerais.

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Biografia do Autor

Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Universidade do Vale do Sapucaí/MG

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí/MG. Atua na área de História da Educação, História da Educação Matemática.

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Publicado

2017-06-06

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Como Citar

Duarte, A. R. S. (2017). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA EM UM CADERNO DE PLANOS DE AULA. Revista De História Da Educação Matemática, 3(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/138

Edição

Seção

Dossiê Cadernos Escolares de Matemática