SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo

Autores

  • Alexsandra Camara ale-prof@hotmail.com
    PUC-PR

Palavras-chave:

Saberes Geométricos, Ensino Primário, Cultura Escolar

Resumo

A criação de novas escolas primárias e de modernos métodos e conteúdos eram alguns dos temas de discussões que ocorriam nas primeiras décadas do século XX no estado do Paraná. Em meio a esse contexto, o artigo procura analisar questões relativas ao ensino de Geometria para essa escola que estava sendo pensada. O estudo da história das disciplinas escolares, por meio da identificação das práticas de ensino utilizadas na sala de aula e dos objetivos que fizeram parte da constituição da disciplina de Geometria, é o elemento essencial da investigação. Além de leis, programas de ensino e livros didáticos, cadernos de alunos foram a principal fonte de pesquisa. Foi possível identificar importantes informações relativas aos saberes geométricos nos cadernos escolares analisados, evidenciando a relevância desse tipo de fonte para a pesquisa da história da educação matemática.

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Biografia do Autor

Alexsandra Camara, PUC-PR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontíficia Universidade Católica do Paraná

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Publicado

2017-06-06

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Como Citar

Camara, A. (2017). SABERES GEOMÉTRICOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ESTADO DO PARANÁ: a importância da escrita e a conservação própria do indivíduo. Revista De História Da Educação Matemática, 3(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/136

Edição

Seção

Dossiê Cadernos Escolares de Matemática