UM EXAME EM PESQUISAS SOBRE OS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: o caso de Sergipe

Autores

  • Ivanete Batista Santos ivanetebs@uol.com.br
    Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Saberes elementares matemáticos, História da educação matemática, Pesquisa em Sergipe

Resumo

Como explicar a um iniciante na pesquisa em história da educação matemática qual é o procedimento adotado? Ou melhor qual o caminho que pode ser seguido? Para responder a essas indagações foi tomado como fonte a produção sergipana vinculada ao projeto A constituição dos saberes elementares matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890 – 1970, no formato de trabalho de conclusão de curso e de dissertação de mestrado. Os trabalhos examinados têm um traçado semelhante, são iniciados pela trajetória do pesquisador, seguido de uma revisão bibliográfica para uma aproximação com o tema, e do refinamento de termos como saberes aritméticos e saberes geométricos. E o principal avanço é a passagem da descrição para a análise, a partir do entendimento de apropriação de Chartier (2003) para compreender usos e intepretações, por exemplo de Pestalozzi e de Thorndike em prescrições nos documentos oficiais e em propostas de ensino para os saberes elementares matemáticos postas a circular em revistas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanete Batista Santos, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-graduação e Ensino de Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2017-06-06

Métricas


Visualizações do artigo: 392     PDF downloads: 69

Como Citar

Santos, I. B. (2017). UM EXAME EM PESQUISAS SOBRE OS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: o caso de Sergipe. Revista De História Da Educação Matemática, 3(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/131

Edição

Seção

Artigos