UM EXAME EM PESQUISAS SOBRE OS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: o caso de Sergipe

Ivanete Batista Santos

Resumo


Como explicar a um iniciante na pesquisa em história da educação matemática qual é o procedimento adotado? Ou melhor qual o caminho que pode ser seguido? Para responder a essas indagações foi tomado como fonte a produção sergipana vinculada ao projeto A constituição dos saberes elementares matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890 – 1970, no formato de trabalho de conclusão de curso e de dissertação de mestrado. Os trabalhos examinados têm um traçado semelhante, são iniciados pela trajetória do pesquisador, seguido de uma revisão bibliográfica para uma aproximação com o tema, e do refinamento de termos como saberes aritméticos e saberes geométricos. E o principal avanço é a passagem da descrição para a análise, a partir do entendimento de apropriação de Chartier (2003) para compreender usos e intepretações, por exemplo de Pestalozzi e de Thorndike em prescrições nos documentos oficiais e em propostas de ensino para os saberes elementares matemáticos postas a circular em revistas pedagógicas.


Texto completo:

PDF

Referências


Calkins, N. A. (1886/1950) Primeiras lições de coisas. [Volume XIII, tomo I das Obras completas de Rui Barbosa] Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde.

Chartier, R. (2003) Formas e sentido. Cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas, SP: Mercado de Letras; Associação de Leitura do Brasil (ALB), 2003. – (Coleção Histórias de Leitura).

Feitosa, L. G. (2016) Uma caracterização dos problemas relacionados a saberes elementares matemáticos abordados por meio de periódico A Escola (1925 – 1926). TCC. Graduação em Licenciatura em Matemática – UFS – SE.

Ferreira, J. S. A (2014) Aritmética da Escola Primária em Sergipe: Uma Investigação Sobre Conteúdos, Métodos e Recursos (1901-1931). Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Sergipe.

Ferreira, J. S. (2017) Apropriações do método intuitivo de Pestalozzi para o ensino de saberes elementares matemáticos em periódicos brasileiros no final do século XIX e início do século XX. Dissertação de Mestrado. São Cristóvão - SE: Universidade Federal de Sergipe.

Fonseca. S. S. da. (2015) Aproximações e distanciamentos sobre os saberes elementares geométricos no ensino primário entre Sergipe e São Paulo (1911-1930). Dissertação de Mestrado. São Cristóvão - SE: Universidade Federal de Sergipe.

Nascimento, J. L. S. (2016) Um exame sobre se e como o saber elementar aritmético operação foi tratado em periódicos que circularam em Sergipe (1900-1931). TCC. Graduação em Licenciatura em Matemática - UFS - SE.

Resende, M. J. (2016) Prescrição ou orientação? um exame em periódicos localizados em Sergipe acerca dos saberes elementares geométricos apontados para os professores primários (1900 -1926). TCC. Graduação em Licenciatura em Matemática - UFS - SE.

Rezende, A. M. S. (2016) Apropriações de teorias de Edward Lee Thorndike para o ensino dos saberes elementares matemáticos em revistas pedagógicas brasileiras (1920-1960). Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – NPGECIMA – Universidade Federal de Sergipe – UFS - São Cristóvão.

Rezende, A. M. S. (2015) Um exame de The Thorndike Arithmetics em busca de elementos para uma compreensão sobre o uso de testes no saber elementar adição. TCC. Graduação em Licenciatura em Matemática - UFS - SE.

Rocha, W. F. (2016) Saberes elementares aritméticos no ensino primário em Sergipe (1890 a 1944). Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – NPGECIMA – Universidade Federal de Sergipe – UFS - São Cristóvão.

Santana, J. B. (2016) Uma investigação sobre o saber elementar medida para o ensino primário em revistas periódicas que circularam em Sergipe (1900-1933). TCC. Graduação em Licenciatura em Matemática - UFS - SE.

Santos, F.V. (2017) Uma investigação sobre o saber elementar fração em revistas pedagógicas localizadas em Sergipe (1923 - 1930). TCC. Graduação em Licenciatura em Matemática - UFS - SE.

Santos, J. C. (2016) Materiais de ensino e os saberes elementares matemáticos, Sergipe (1911-1931). Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.

Santos, J.K.S. (2016) Saberes elementares geométricos para o ensino primário: um exame de periódicos que circularam em Sergipe (1900 – 1931). TCC. Graduação em Licenciatura em Matemática - UFS - SE.

Santos, R. O. S. (2014) Uma investigação sobre o ensino de geometria e desenho nos grupos escolares (Sergipe, 1911 - 1935). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe.

Santos, V. J. de J. (2015) Uma investigação acerca dos saberes elementares matemáticos na formação de normalistas em Sergipe (1890 – 1930). Dissertação de Mestrado. São Cristóvão - SE: Universidade Federal de Sergipe.

Silva, H. H. (2016) Uma investigação sobre os saberes elementares matemáticos presentes em concursos para professores primários em Sergipe (1874-1924). Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.

Silva, J.D.N. (2017) História Da Educação Matemática: um mapeamento de Trabalhos de Conclusão de Curso em Sergipe. Caminhos da Educação matemática.

Valente, W. R. (2013) Oito temas sobre história da educação matemática. Revista de Matemática, ensino e cultura. Natal, RN, ano 8, n.12, p. 22-50, Jan.-Jun.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista de História da Educação Matemática

Indexadores, Base de Dados e Repositórios:

HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática, e-ISSN: 2447-6447
Sociedade Brasileira de História da Matemática

Licença Creative Commons
HISTEMAT esta licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.