REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63)

Autores

  • Mária Cristina Almeida ajs.mcr.almeida@gmail.com
    UIED FCT/UNL Agrupamento de Escolas de Casquilhos

Resumo

Neste artigo pretendemos contribuir para aprofundar o conhecimento de como se processava a formação prática dos professores de Matemática do ensino liceal, em Portugal. Caracterizamos brevemente o modelo de formação de professores do ensino liceal instituído em 1930 e que se manteve cerca de quarenta anos. Recorrendo a produções de estagiários do Liceu Normal de D. João III, tentaremos compreender como se processava a formação dos professores nos fins dos anos trinta e primeira metade da década de quarenta. Do mesmo modo, pretendemos aclarar o modo como ocorreu o desenvolvimento das novas ideias no âmbito da modernização do ensino na formação de professores, no Liceu Normal de D. Manuel II, entre 1957 e 1963. Notámos uma influência das ideias da Escola Nova  nos documentos relacionados com o ensino da Matemática no Liceu Normal D. João III, na heurística e na participação ativa dos alunos para a qualidade das suas aprendizagens matemáticas. No que respeita, à formação de professores, no Liceu Normal de D. Manuel II, os documentos analisados evidenciam sinais de uma renovação do ensino da Matemática, quer na aplicação de novos conteúdos quer na incorporação de novos métodos. As fontes utilizadas foram revistas de ensino, documentos manuscritos e entrevistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mária Cristina Almeida, UIED FCT/UNL Agrupamento de Escolas de Casquilhos

Mária Cristina Almeida é bacharel em Matemática (1983) e licenciada em Matemática (1986), pela Universidade de Lisboa, Mestre em Ciências da Educação e Políticas Educativas (2007), pela Universidade Lusófona e Doutorada em Ciências da Educação (2013) pela Universidade Nova de Lisboa.

É professora de Matemática na Escola Secundária de Casquilhos, no Barreiro. Tem leccionado Matemática no ensino regular e no ensino profissional.

É membro da Unidade de Investigação, Educação e Desenvolvimento (UIED) da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. Os seus interesses de investigação em História do Ensino da Matemática, no século XX, englobam a formação de professores, experiências de currículo (movimento da matemática moderna), a Telescola, o currículo e os livros escolares.

 

Referências

Alameida, M. C.(2011). Os modelos de formação de professores da ensino secundário liceal(1911-1969)In S. Nobre, F. Bertato, L. Saraiva (Eds.). Anais/Actas do 6.º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, 271-290. S. João del Rey, MG:Sociedade Brasileira de História da Matemática.

Almeida, M.C.(2013). Um olhar sobre o ensino da matemática, guiado por António Augusto Lopes. Dissertação de doutoramento. Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa.

Bogdan, R. & Biklen, S. (1994).Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos.Porto: Porto Editora.Certeau, M. de (1982). A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Chervel, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação.Porto Alegre, Pannonica,2, 177-229.

Guimarães, H. (2007). Por uma Matemática nova nas escolas secundárias. Perspectivas e orientações curriculares da Matemática Moderna.In J.M. Matos & W.R. Valente, (Eds.), A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos21-45. São Paulo: Da Vinci /Capes-Grices. Zapt Editora.

Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico.Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n.º 1, 9-43, jan./jun.

Estrada, F. (1960). A axiomatização da Geometria». Breves considerações sobre o uso dos axiomas de Hilbert no 2.º ciclo dos Liceus.Labor, Revista de Ensino Liceal, 24 (194), 541-566.

Fernandes, A. (1960). Introdução de conceitos e proporções primitivos. Suas consequências do Ponto de vista didáctico.Labor, Revista de Ensino Liceal, 24 (195) 649-668.

LICEUS DE PORTUGAL.Boletim da Secção Educativa do Ensino Liceal, “Os nossos liceus –o Liceu de D. João III”n.º 3. Lisboa Dezembro 1940, 227-246.

ARQUIVO DA ESCOLA SECUNDÁRIA RODRIGUES DE FREITAS.Livro de Atas das Conferências Pedagógicas dos estagiários do Liceu Normal D. Manuel II(1961-68).

Ata número trinta e um.ARQUIVO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ FALCÃO. LOPES, A. A. (1941).Proporções e aplicações. Ensaio crítico destinado ao Exame de Estado do 8.º grupo.

Matos, J. (2009). Changing representations and practices in school mathematics: the case of Modern Math in Portugal.In. K. Bjarnadóttir, F Furinguetti & G. Schubring (Eds), “Dig where you stand”. Proceedings on a Conference on Ongoing Research in the Histoty of Mathematics Educations,Garðabær, Iceland, June 20-24. Reykjvik: University of Iceland.

Matos, J. (2010). Elementos sobre o ensino e a aprendizagem da matemática moderna em Portugal no final dos anos 70. Em J. Matos & W. Valente (eds.) A reforma da matemática moderna em contextos ibero americanos, 137-174. Caparica: FCT/UNL, UIED. Coleção Educaçãoe Desenvolvimento.

Mattoso, J. (1997). A escrita da história, teoria e métodos.Lisboa: Estampa.Pintassilgo, J.; Teixeira, A. (2011). A formação de professores em Portugal nos anos 30 do século XX (algumas reflexões a partir do exemplo dos professores deMatemática). Revista HISTEDBR.On-line, 43, 4-20.

Rodrigues, A. (2003). Liceu José Falcão, Coimbra, 233-242. Em A. Nóvoa e A. Santa-Clara (coord.). “Liceus de Portugal”. Histórias, Arquivos, Memórias,Porto, Asa.ARQUIVO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ FALCÃO.

SANTOS, H.(1941). Plano da lição do dia 10/3/ 1941.ARQUIVO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ FALCÃO.

SALES, M. H.(1940). Crítica comparativa entre os livros de Aritmética (2.º ano) de Vicente Gonçalves e S. Ribeiro.

Schubring, G. (2006). Researching into the history of teaching and learning mathematics: the state of the art. Paedagogica Historica, 42, 665-677.

Valente,W. (2007). História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. In: REVEMAT –Revista Eletrônica de Educação Matemática. V.2.2, 28-49, UFSC.

Downloads

Publicado

2017-06-06

Métricas


Visualizações do artigo: 271     PDF downloads: 68

Como Citar

Almeida, M. C. (2017). REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63). Revista De História Da Educação Matemática, 3(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/130

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)