O CURSO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DOCENTE DE MATEMÁTICA EM JEQUIÉ - BA: os registros dos diários dos professores, as memórias das alunas e os cadernos (1977 – 1980)

Autores

  • Januária Araújo Bertani bertani.januaria@gmail.com
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Malú Rosa Brito Gomes malwrosa@gmail.com
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Francisleide da Silva Pires Santana francisleidesilva.fs@gmail.com
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Palavras-chave:

História da Formação de Professores, Curso de Ciências, Cadernos Escolares, Diários de Classe

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa que teve como objetivo escrever uma história do Curso de Ciências da Fundação Faculdade de Formação de Professores de Jequié (FFFPJ), compreendendo-o como uma das primeiras ações para constituição do que seria, hoje, o Curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática. Seu recorte histórico data de 1977 a 1980, período da primeira turma do curso. Para análise contou-se com dois cadernos de uma ex-aluna das disciplinas Fundamentos de Matemática Elementar I e Fundamentos de Matemática Elementar II, Diários de Classe das disciplinas didático-pedagógicas e específicas de Matemática e depoimentos de duas ex-alunas da primeira turma. De acordo com a estrutura curricular, o curso era de curta duração, com apenas três anos, o que o caracterizava como um processo aligeirado, de modo a representar os cursos de “licenciatura curta” em razão da falta de professores, principalmente na área de Ciências (Matemática, Química, Física e Biologia), tendo desta maneira a formação de professores polivalentes. Muitas foram as dificuldades enfrentadas pelos primeiros protagonistas, precursores da faculdade, desde a falta de professores à infraestrutura. Já os registros nos Diários de Classe dos professores e nos cadernos da ex-aluna apresentam indícios dos princípios da tendência tecnicista, que tinha como finalidade adequar a educação às exigências da sociedade tecnológica e industrial. Um dos vestígios dessa tendência são os exercícios de fixação encontrados nos cadernos escolares que tinham como função o treinamento por meio da repetição e a prática de memorização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-25

Métricas


Visualizações do artigo: 2581     PDF downloads: 70

Como Citar

Bertani, J. A., Gomes, M. R. B., & Santana, F. da S. P. (2017). O CURSO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DOCENTE DE MATEMÁTICA EM JEQUIÉ - BA: os registros dos diários dos professores, as memórias das alunas e os cadernos (1977 – 1980). Revista De História Da Educação Matemática, 3(3). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/126

Edição

Seção

Artigos