UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DE SABERES GEOMÉTRICOS NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO (1827-1971)

Autores

Palavras-chave:

Saberes geométrico, Ensino primário, Método Intuitivo, Escola Nova, Movimento da Matemática Moderna

Resumo

O texto sintetiza resultados de investigações históricas que vêm sendo desenvolvidos pelo GHEMAT – Grupo de Pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil. Apresenta uma narrativa sobre a trajetória de saberes geométricos presentes no ensino primário brasileiro delimitada pela primeira legislação sobre a instrução no Brasil de 1827 e a lei 5.962/71 que unifica os ensinos primário e secundário. As normatizações que regem o ensino primário, revistas pedagógicas, livros e manuais didáticos constituem as fontes de pesquisa cotejadas com os ideários de movimentos pedagógicos de âmbito internacional: escola tradicional, pedagogia moderna, pedagogia da escola nova e movimento da matemática moderna. Permanências e rupturas são identificadas e analisadas de modo a compreender o processo criativo da escola na constituição e transformação de saberes geométricos ao longo de aproximadamente cento e cinquenta anos. Conhecer e compreender a trajetória do processo de ensino de saberes geométricos nos anos iniciais, possibilita novas indagações e reflexões frente as recentes publicações sobre o ensino atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Celia Leme da Silva, UNIFESP

Docente da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Campus Guarulhos, SP.

Downloads

Publicado

2015-11-02

Métricas


Visualizações do artigo: 539     PDF downloads: 123

Como Citar

Leme da Silva, M. C. (2015). UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DE SABERES GEOMÉTRICOS NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO (1827-1971). Revista De História Da Educação Matemática, 1(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/12

Edição

Seção

Artigos