CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL

Autores

  • José Manuel Matos jmm@fct.unl.pt
    Universidade Nova de Lisboa - UNL - Portugal

Palavras-chave:

Disciplinas escolares, Autonomia, Educação Matemática, História Cultural

Resumo

Durante a segunda metade do século XIX e início do século XX a disciplina de Matemática do ensino secundário foi sendo gradualmente construída em Portugal com as suas normas e práticas específicas acompanhando o processo de desenvolvimento de um ensino secundário público. Emergem professores certificados e são produzidos livros didáticos, programas, técnicas especiais de ensino, procedimentos de avaliação, etc. Este processo de consolidação termina com o que é descrito por Chervel como a emergência de disciplinas escolares que desenvolvem o que designa de autonomia e que Julia caracteriza como conjuntos de normas e práticas específicos da função escolar, contrariando a visão que entendiam estas disciplinas como meros prolongamentos de campos científicos. Nesta texto discutirei como se estabeleceu a disciplina escolar de Matemática no ensino secundário em Portugal e como se foi constituindo o seu saber profissional docente. Este processo é indissociável dos dispositivos de formação inicial de professores, pelo que observarei em particular os processos de legitimação profissional com especial atenção aos modos como a autonomia se foi construindo e modificando ao longo do tempo.

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Biografia do Autor

José Manuel Matos, Universidade Nova de Lisboa - UNL - Portugal

Professor Aposentado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa - Portugal.

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Publicado

2015-11-02

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Como Citar

Matos, J. M. (2015). CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL. Revista De História Da Educação Matemática, 1(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/11

Edição

Seção

Artigos