CURSOS EMERGENCIAIS DE LICENCIATURA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

  • Arlete de Jesus Brito arlete@rc.unesp.br
    Docente do Departamento de Educação, Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho, UNESP, Campus Rio Claro
  • Luzia Aparecida de Souza luzia.souza@ufms.br
    Docente do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus Campo Grande

Palavras-chave:

Formação de professores de matemática, Região Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, História da Educação Matemática

Resumo

O presente artigo indica como, desde o período imperial, o ensino de matemática tem se caracterizado pela carência de professores com formação inicial adequada às legislações vigentes. Tal fato acarretou diferentes cursos e programas emergenciais de formação de professores de matemática. Aqui, focamos especificamente os realizados na região Norte e no sul do estado de Mato Grosso (que se torna Mato Grosso do Sul em 1977). São mobilizadas como fontes algumas das leis e orientações sobre a formação de professores no Brasil de forma a perceber como estas disparam e são disparadas pela movimentação de instituições em torno da criação e efetivação de cursos. Esse texto reforça o signo da carência e urgência nos discursos sobre formação e sobre a falta de professores como uma permanência e aponta para a necessidade de articulação desse debate às discussões acerca de plano de carreira e condições de trabalho, de modo que preparo, ingresso e permanência no magistério sejam pensados conjuntamente.  

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Publicado

2016-12-17

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Como Citar

Brito, A. de J., & Souza, L. A. de. (2016). CURSOS EMERGENCIAIS DE LICENCIATURA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Revista De História Da Educação Matemática, 2(3). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/108

Edição

Seção

Artigos