UMA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um exame do modelo implantado em Sergipe nos anos 1970

Autores

  • Ivanete Batista Santos ivanetebs@uol.com.br
    Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Formação de professores de Matemática, Modelo de formação de professores, Licenciatura em Matemática

Resumo

Qual o modelo do primeiro curso de Licenciatura de Matemática implantado em Sergipe? Para responder a essa indagação foi tomado como fonte os resultados de um projeto de pesquisa intitulado Uma história do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe a partir da(s) trajetória(s) de formação e atuação dos docentes (1975 – 2009), em particular dois trabalhos resultantes dessa investigação o de Santos (2013) e o de Nascimento (2013). O exame dessas fontes permite afirmar que no caso de Sergipe a proposta em termos de disciplinas seguiu o modelo nacional, com o denominado curso três mais um. E para os primeiros professores a parte, denominado de formação pedagógica, ocorreu quando já atuava na licenciatura em Matemática, uma vez que esses, foram oriundos da própria instituição, de cursos como o de química industrial a exemplo do professor Carlos Roberto Bastos Souza e José Nunes de Vasconcelos. E o exemplo das professoras Telma Alves de Oliveira, Vera Cândida Ferreira e de Julieta Maria Alves Rolemberg Côrtes são exemplos de licenciadas das primeiras turmas que foram incorporadas ao corpo docente da UFS por meio de concurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanete Batista Santos, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-graduação e Ensino de Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2016-12-17

Métricas


Visualizações do artigo: 319     PDF downloads: 83

Como Citar

Santos, I. B. (2016). UMA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um exame do modelo implantado em Sergipe nos anos 1970. Revista De História Da Educação Matemática, 2(3). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/106

Edição

Seção

Artigos